WhatsApp
Tabloide
Iquegami Cred

Principais diferenças entre os vinhos Cabernet, Merlot e Malbec

O vinho é uma bebida elegante e saborosa, que apresenta várias características que auxiliam na definição do seu sabor, como por exemplo, o aroma, coloração, produção, tipo de uva e até o teor alcoólico. De acordo com uma pesquisa realizada pelo site americano especializado na bebida, Wine Folly, estima-se que exista mais de 200 tipos de vinhos no mundo.

O tipo de uva utilizado é um dos fatores mais determinantes para diferenciar os vinhos. As mais utilizadas no mundo da bebida são as uvas viníferas. A variedade impressiona, atualmente, existe cerca de 5 mil tipos de uvas viníferas no mundo. As mais famosas entre os tintos são a Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Carmenère, Syrah e Pinot Noir.

Diferenciar os inúmeros sabores e aromas da bebida, parece ser uma tarefa difícil. Os vinhos Cabernet, Merlot e Malbec estão entre os mais conhecidos e consumidos. Porém, muitas pessoas possuem dúvidas sobre as diferenças entre eles. Para auxiliar e esclarecer algumas questões, o sommelier da Decanter, Sidney Lucas dá algumas dicas para identificar os diferentes estilos.

A uva Cabernet Sauvignon é uma das tintas mais conhecida no mundo. Popular na região de Bordeaux, na França, a bebida apresenta uma característica tânica forte. O vinho tem características encorpada, com aroma de frutas vermelhas escuras, como amora, mirtilo e ameixa, além de traços vegetais, como aspargo e pimentão, textura refinada e altos níveis de taninos.

De acordo com o sommelier, os vinhos produzidos com a uva Cabernet possuem coloração bem escura e com grande complexidade de aromas e sabores, que variam de frutas vermelhas escuras, quando ainda novos, até tabaco, trufa e couro depois de maduros. Uma das grandes diferenças da Cabernet Sauvignon é a espessura grossa de sua casca, tornando a uva mais resistente às diversidades climáticas.

Enquanto o vinho Cabernet Sauvignon possui uma característica forte na boca, o Merlot é macio. Extremamente frutado, a bebida apresenta aromas de frutas vermelhas como cereja e framboesa. A coloração varia de violácea quando jovem e parte para um roxo intenso. A uva é mais utilizada para a produção de vinhos mais jovens, embora também seja possível produzir rótulos mais duráveis.

“Os Merlots harmonizam perfeitamente com carnes de porco, cordeiro e vaca, além de queijos como parmesão, brie e camembert e pratos condimentados”, observa Sidney.

Derivado da família dos tintos mais clássicos, o vinho Malbec possui cor em tom vermelho púrpura intenso. Na boca apresenta sabor prolongado e taninos “doces”. O vinho pode ser robusto e bem concentrado, possui aroma de frutas vermelhas, como cerejas maduras, ameixas, morangos e anis. “Por se tratar de um vinho aromaticamente intenso e com excelente profundidade de sabor, é a escolha perfeita para as noites de temperaturas mais baixas, do outono e inverno”, finaliza Lucas.

Quanto à harmonização, a bebida é uma ótima escolha para pratos com carnes vermelhas e temperos de sabor mais intenso, como alecrim, pimenta e hortelã.

Author: cinebistrot


NEWSLETTER

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Nossas Lojas

Iquegami_simples_NA

Desenvolvido pela Williarts Internet. Todos os direitos reservados.