Alimentos Funcionais

Desde pequenos somos incentivados a “comer direito”, ouvimos que o ideal são os pratos diversos e coloridos, equilibrando proteínas, carboidratos e vitaminas.
De fato, uma alimentação saudável é essencial para a qualidade de vida e bem-estar e, quando focada em alimentos funcionais, pode nos proteger de doenças degenerativas: diabetes, câncer, osteoporose, doenças cardiovasculares, entre outras.
São chamados “funcionais”, pois além de possuir os nutrientes básicos, têm o poder de defender e fortalecer o nosso organismo.

Quer saber quais são esses alimentos e como eles atuam em nosso corpo? Continue lendo e confira a seleção que fizemos para você:

1) Componente: Ácido Graxos 3.

– Ação: reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
– Quantidade recomendada: 3 porções por semana.
– Alimentos: peixes de água fria (sardinha, salmão, atum), castanhas, verduras verde-escuras.

2) Componente: Proteína de Soja.

– Ação: reduzir os níveis de colesterol e efeito anti-inflamatório.
– Quantidade recomendada: 25g por dia.
– Alimentos: soja e derivados.

3) Componentes: Ácido Linoleico e Ácido Oleico.

– Ação: estimular o sistema imunológico e prevenir formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.
– Quantidade recomendada: 1 colher de sopa de azeite por dia ou 2 a 4 unidades de oleaginosas.
– Alimentos: azeite de oliva e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas).

4) Componentes: Licopeno

– Ação: antioxidante, reduzir dos níveis de colesterol e possível prevenção do risco de certos tipos de câncer.
– Quantidade recomendada: pequenas porções diariamente.
– Alimentos: tomates e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho e melancia.

5) Componentes: Indóis e Isotiocianatos

– Ação: induzir enzimas que podem proteger contra alguns tipos de câncer, principalmente de mama.
– Quantidade recomendada: 1/2 xícara de chá por dia.
– Alimentos: couve-flor, repolho, brócolis e couve-de-bruxelas.

Agora que você sabe disso, que tal acrescentar alguns desses alimentos nas suas refeições?
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Fonte
– Alimentos Funcionais e Nutracêuticos: Definições, Legislação e Benefícios à saúde. Revista Eletrônica de Farmácia, 2006.
– Alimentos Funcionais: Notícias de Saúde. Albert Einstein – Sociedade Beneficente Israelita Brasileira.


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